quarta-feira, 21 de novembro de 2007

Vale a pena ser ético numa sociedade marcada pela degradação moral?

Ética,ramo da filosofia que se dedica ao estudo dos valores morais da conduta humana e alicerce para o engajamento social dos indivíduos.
Atualmente no mundo que vivemos os valores estão tão distorcidos que infelizmente é difícil acreditar em pessoas com atitudes realmente honestas e a tendência é que com o passar do tempo essa palavra se torne mais utópica.É improvável acreditar na mudança de uma sociedade onde a maioria das pessoas são totalmente corrompidas e contribuem cada vez mais na construção de uma cidadania arbitrária.
Corrupção política já se tornou comum no nosso país,pessoas que abusam da sua autoridade contra os mais fracos e até mesmo a falta de conscientização e descaso como é o caso da poluição e degradação da natureza causadas por indústrias estão tornando-se hábitos corriqueiros,e mesmo todas essas atrocidades acontecendo sem disfarçes elas continuam impunes.
A maioria das pessoas optam por "fechar os olhos" diante desses erros justamente por não acreditarem numa possível mudança,ou talvez simplesmente por tudo isso ser irrelevante em suas vidas.A verdade é que a grande maioria das pessoas só se incomodam com as injustiças quando ela as afeta de alguma forma.
A verdadeira receita moral são daquelas pessoas que mesmo diante de todos os erros da sociedade,lutam para ela seja mais justa,são aquelas que mesmo vendo a maioria ir contra os princípios éticos continuam com sua postura íntegra.